FOTO YARA MAURA RomeueJulieta 2013smallF

YARA MAURA SILVA 

AUTORA DE LIVROS EDUCACIONAIS INFANTIS

A  paulista Yara Maura Silva é escritora,  cronista,  poeta,  letrista  jornalista, conferencista,  radialista,  desenhista, autora e produtora teatral e Executiva Internacional. Como Vice Presidente Internacional da MSP em New York, Yara Maura foi  responsável  pela promoção e  pelo lançamento  de  publicações, produtos e desenhos animados, com os personagens criados pelo seu irmão, Mauricio de Sousa, em cinco continentes.

Como Autora de livros infanto juvenis sua obra se reflete no conhecimento e observação da forma como as crianças se entusiasmam pelo aprendizado quando recebem um livro onde o lúdico e o divertido se aliam a informacões educacionais com base sólida. Nos livros de Yara  Maura,  ilustrados  com  a Turma da Mônica, os assuntos são apresentados em forma de textos em versinhos.

Outra constatação em viagens pelo mundo, sempre  em contato com os brasileiros que vivem fora do país de origem,  foi a de que os pais ensinaram suas crianças a lerem o português com as revistas e livros da turma da Mônica.

Sobre sua esperiência no campo ela deu várias entrevistas para jornais e TVs do Brasil, Japão e USA  e  proferiu palestras em renomadas Universidades dos Estados Unidos.

A primeira delas foi na Yale University, com o tema: “O  PORTUGUÊS  COMO  LÍNGUA  DE  HERANÇA, COM ENFOQUE NA CRIANÇA”.

A partir do resultado positivo de sua palestra na Yale University Yara Maura se propôs a apoiar as Organizacões que trabalham para a causa: Fundação do  Movimento Educacionista – EUA;  BEM – Brasil  em Mente; EMEP –  Encontro  Mundial  sobre  o  Ensino de Português da AOTP – American  Organization of Teachers of Portuguese e  EMEB – Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior e  além de  participar de  inúmeros eventos  ligados  a Literatura e Educação.

AUTORA E EDITORAS

YMS Books Card PORTAA

A escritora de livros educacionais infanto juvenis, Yara Maura conta com bons aliados na área editorial: Ela criou conceitos e textos educacionais em versos para diversas coleções de livros de sua autoria, ilustrados com a Turma da Mônica, que foram publicados no Brasil pelas Editoras Panini, FTD, Globo, Cedic, Consultor, Abril, Melhoramentos, Siciliano, Mauricio de Sousa Editora, Fama, Nova Fronteira e Online IBC- Instituto Brasileiro da Cultura.

Livro Didático: A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa em Versinhos. Publicado pela Editora ABRIL.

Editoras de livros didáticos contendo trechos de sua obra literária: Positivo, Abril Educação, Ática, Ave Maria, Ciranda Cultural, Moderna, Editora do Brasil, Editora FTD, Saraiva, Scipione, SM Edições, Leya e Melhoramentos.

Suas histórias foram lançadas em diversos idiomas no exterior pelas editoras PT Gramedia, Clássica e Panini Europa.

Seus livros alcançaram a tiragem de 18 milhões de exemplares.

Vários deles foram selecionados pelo PNLD – Plano Nacional do Livro Didático e outros planos locais que adquirem livros para as bibliotecas escolares.

CARING FOR OUR PLANET * CUIDANDO DO NOSSO PLANETA

*(LIVRO RECOMENDADO PELO MITei – Massachusetts Institute of Technology Energy Initiative)  e referendado pelo diretor do MITei, Ernie Moniz, Secretário de Energia do Presidente Barack Obama . 
 
Cover Caring e cuidando

A publicação de um dos livros da Coleção Educação Divertida em dois idiomas, Português e Inglês, teve um auspicioso resultado:

CARING FOR OUR PLANET  foi lançado na RIO+20, a Conferência Internacional da ONU pela Mauricio de Sousa Editora, com ampla distribuição ao público e aos delegados internacionais, através da MSP e PNUMA. (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

A Editora e a Autora Yara Maura Silva receberam carta da Organização declarando que o livro foi o melhor produto infantil sobre meio ambiente lançado naquele evento.

TEATRO E MÚSICA

rj femsa 2

Yara Maura é autora do texto e tambem das letras de músicas da consagrada peça teatral MÔNICA E CEBOLINHA NO MUNDO DE ROMEU E JULIETA.

Seu script original foi publicado no livro A Magia do Teatro Infantil, no qual o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, apresentava as melhores peças infantis do Brasil. A peça musical foi encenada em 1978 e 79  no Teatro TUCA da PUC de São Paulo; Um filme com locação em Ouro Preto foi exibido pela TV Bandeirantes e lançado em vídeo. Varios produtos editoriais baseados na Peça Teatral foram publicados.

A edição especial de  Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta lançada pela  Editora Panini em livrarias e bancas de revistas foi a primeira História em quadrinhos selecionada pelo PLD – Plano de Livros Didáticos. A obra baseada no texto de Shakespeare e adaptada para crianças, foi recomendada pelo seu valor cultural e educacional.

Em 2013 a peça retornou ao teatro em São Paulo e recebeu o Premio FEMSA como a melhor peça musical para crianças e adolescentes do ano.

Em 2016 a peça foi encenada no Rio de Janeiro, no Teatro Bradesco.

Yara Maura, em parceria com seu irmão, o compositor Marcio Roberto, criou letras de músicas  para  esta  e muitas  outras  peças  teatrais,  shows e para os desenhos animados da Turma da Mônica.

As músicas foram editadas pela RGE, Warner Chappel, RCA / Fermata, Sonica e Polygram.  Os CDs musicais foram contemplados três vezes com o DISCO DE OURO.

PIONEIRA

Na TV GLOBO, Yara Maura foi a primeira mulher a fazer parte da equipe de redatores do programa de CHICO ANYSIO. Foi tambem Autora das letras de músicas  e Supervisora de oitenta programas educacionais produzidos para TV CULTURA com a Turma da Mônica, pela FIESP  – Federação  das  Indústrias  do  Estado  de  São Paulo.

Criadora de personagens infantis, roteiros e arte de histórias em quadrinhos que foram publicadas em Brasília pelo jornal Correio Braziliense por sete anos.

Autora dos primeiros LIVROS EM BRAILLE com personagens, lançados no Brasil pela Editora Globo e de livros com os personagens infantís DORINHA e LUCA, que se tornaram símbolo da Inclusão Social no Brasil.

COMICS-FOR-A-CAUSE

Yara Maura foi responsável pelo conceito COMICS-FOR-A-CAUSE: Revistas em Quadrinhos Institucionais com a Turma da Mônica, criadas para campanhas educacionais e sociais com o apoio de inúmeras Organizações oficiais do Brasil e da ONU: UNESCO; UNICEF, UNEP e OPAS/OMS – Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde.

Mais de 70 milhões de Revistas “Comics-for-a-Cause” gratuitas chegaram as mãos das crianças no Brasil e nas Américas.

A OPAS/PAHO – (Organização Pan-Americana da Saúde/Pan American Health Organization) divulgou as revistas em diversos idiomas e nelas as crianças aprendiam sobre: Saúde e Bem-Estar, o Meio Ambiente, etc.   As campanhas foram reforçadas por uma série de  Public Service Announcements (PSA), com vinhetas animadas exibidas por TVs em todo o mundo.  Trinta campanhas “Comics-for-a-Cause” foram realizadas, algumas delas especialmente para o DIA MUNDIAL DA SAÚDE da ONU.

Yara Maura reside em New York e participa de feiras internacionais de livros, desenhos animados e licenciamento, e de Convenções e Conferências no Brasil, Europa, America Latina, Ásia, e Estados Unidos.

RECONHECIMENTO, AFILIAÇÕES E CONFERÊNCIAS

Yara Maura foi agraciada com os seguintes  títulos e premiações:

  • Embaixadora da Paz pelo “Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix” Organização com sede na Suiça e França;
  • Consul dos Poetas del Mundo;
  • Consultora da Associação Internacional de Poetas;
  • Consultora da Fundação do Movimento Educacionista dos EUA;
  • Consultora e Conselheira Cultural do BEA – Brazilian Endowment for the Arts – Biblioteca Brasileira de New York;
  • No BEA, em  2015,  autora  recebeu a Medalha do Mérito Machado de Assis, pela sua obra literária;
  • Recebeu o “2015  Portuguese Brazilian Award” no Lincoln Center de New York, pela sua obra literária;
  •  Membro da Mesa de Honra na Premiação aos Notáveis de 2014 – Evento organizado em New York pela Brazilian Community Heritage Foundation e Jornal Brazilian Times;
  • Condecorada em Paris em 2015 com a “Médaille d’Or de la République Française”  Recebeu o diploma de “Honneur Aux Femmes et Hommes de Valeur” e o título de Vice Presidente de Honra da Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture;
  • Homenageada  com  o  “International Brazilian Press Award 2017”  como  Escritora de Literatura Infanto Juvenil – Broward Center for the Performing Arts • Fort Lauderdale FL  – Focus Brasil- 13 de Maio 2017.

Filiada a:

ABRAMUS – Associação Brasileira de Música;
AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese;
ECAD – Associação de Titulares de Direitos Autorais;
EMEB – Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior;
REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras;
SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais;
SONICA – Editora Musical;
UBENY – União Brasileira de Escritores – New York;
WARNER – Warner/Chappell Brasil Edições Musicais.

PALESTRAS DE YARA MAURA NOS ESTADOS UNIDOS:

COLUMBIA UNIVERSITY – New York – EUA
III Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (III EMEP)
Convidada da AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese.
Universidade Columbia NYC.  Agosto 2014;

GEORGETOWN UNIVERSITY – Washington DC – EUA
IV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (IV EMEP), realizado pela AOTP – American Organization of Teachers of Portuguese
Palestra: “O português Como Língua de Herança, com Enfoque na Criança”.
Universidade Georgetown.  Agosto 2015;

NEW YORK UNIVERSITY – New York – EUA
III Encontro Mundial de Escritores Brasileiros no Exterior
Palestra: “Yara Maura Silva, autora de livros infantis Educacionais”.
Center for Latin American and Caribbean Studies of NYU
Realização do Brazilian Endowment for the Arts, e Queen Mary University of London. Setembro 2015;

BEA 2014 – 2015 – BRAZILIAN ENDOWMENT FOR THE ARTS – Biblioteca Brasileira de New York – EUA
Realização de Palestras pela autora nos anos de 2014 e 2015.  A autora Yara Maura Silva recebe a Medalha do Mérito “Biblioteca Machado de Assis”, pela sua obra literária e pela promoção e difusão da Cultura e das Artes brasileiras em nível de excelência. Setembro 2015;

BEA 2017 – BRAZILIAN ENDOWMENT FOR THE ARTS – Biblioteca Brasileira de New York – EUA
Apresentação especial da autora Yara Maura Silva, que fará a leitura de seu livro infanto juvenil em versos sobre o tema: “Folclore Brasileiro”, no Simpósio Cultural Pan-Americano de Literatura, Cinema, Música e Tradições Culturais, na Biblioteca Brasileira de New York – Brazilian Endowment for the Arts. 29 de Setembro de 2017;

NEW YORK UNIVERSITY – New York – EUA
III Conferência sobre o Ensino, Promoção e Manutenção do Português como Língua de Herança.
Palestra:  –   “ O   Português  como  Língua  de  Herança,  com  enfoque   na  Criança ”  por Yara Maura Silva – Escritora de Livros Educacionais Infantis com a Turma da Mônica.
Universidade  de  New  York  –  Steinhardt  School  of  Culture,  Education,  and Human Development.  Realização: Brasil em Mente.  Maio 2016;

RÁDIO ONU – Organização das Nações Unidas– New York EUA
Escritora convidada pela Radio ONU,  no Dia Mundial da Poesia da UNESCO para falar sobre seus Livros em Português e Inglês: Turma da Mônica em Cuidando do Nosso Planeta – Monica’s Gang in Caring for Our Planet. Março 2014;

YALE UNIVERSITY – Connecticut EUA
Palestra: “O Português como Língua de Herança, com Enfoque na Criança”
Fundação do Movimento Educacionista dos EUA – e Council of Latin and American & Iberian Studies – Junho 2014.

“Eu não quero ser uma escritora de livros infantis que serão lidos pelos pais para as suas crianças. Meu objetivo é escrever livros infantis com temas e mensagens interessantes, para que as crianças leiam os livros para os seus pais”.    Yara Maura

Yara Maura cursou Comunicação na Universidade CEUB – Centro Universitário de Brasilia, Direito e Psicologia na PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e tem o MTb de  Jornalismo. 

YARA MAURA SILVA
MSP International Inc.
New York – NY – USA
Email: Monicatoon@aol.com
http://www.monicatoon.wordpress.com

Ambassadeur de la Paix – Brazil USA
“Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix”

©2014 – YARA MAURA SILVA

Advertisements